Obtendo um ótimo empréstimo pessoal em 2021

No mundo digital de hoje, encontrar um empréstimo é mais fácil do que nunca. Os dias de entrar no banco mais próximo e negociar com um representante de vendas acabaram. Ao invés disso, há inúmeros bancos e outros credores on-line competindo por clientes. Isso criou um ambiente em que existem alguns empréstimos muito bons com taxas de juros razoáveis, solicitações on-line fáceis e entrega rápida dos fundos.

Apesar de a internet ter criado um grande número de credores facilmente acessíveis, nem todos eles são ideais. Ainda há alguns fornecedores de empréstimos com grandes taxas escondidas, altas taxas de juros e processos de solicitação difíceis. Como distinguir os bons dos ruins? Aqui estão algumas coisas importantes às quais ficar atento.

Fique atento às taxas escondidas

Uma das coisas mais importantes às quais prestar atenção quando você for decidir qual credor utilizar são as taxas escondidas. Por exemplo, muitos credores impõem uma grande taxa assim que você é aprovado para um empréstimo. Essas taxas podem ter diversos nomes, como “taxa de iniciação”, “taxa de processamento”, “taxa de aprovação”, “taxa de originação”, entre outros. Em alguns casos, pode parecer que você está conseguindo um empréstimo mais barato de um fornecedor, mas, após a grande taxa de iniciação, ele acaba se tornando um negócio pior.¹

Alguns credores também têm uma taxa de administração mensal ou taxa de serviço de menor valor que acompanham o empréstimo. Isso geralmente é uma pequena taxa mensal que deve ser paga durante toda a duração do empréstimo. Apesar de essas taxas não serem muito grandes, elas certamente podem fazer diferença no final.

O fato de um credor cobrar taxas extras não significa, por si só, que esse é um fornecedor ruim de se utilizar. É apenas importante ter esses custos em mente quando você estiver comparando os custos totais de diferentes fornecedores.

Taxas de juros

Outro fator importante a ser considerado ao tomar um empréstimo é a taxa de juros, frequentemente chamada de “APR” ou Taxa Porcentual Anual. Esse é um número que representa a porcentagem de juros que você pagará sobre o saldo do empréstimo a cada ano. Naturalmente, quanto menor a taxa de juros ou APR, melhor.²

Normalmente, nenhum banco ou credor oferece a mesma taxa de juros a todos. A taxa de juros que lhe é fornecida pode depender do tamanho do empréstimo tomado, da duração do período de pagamento do empréstimo e do seu próprio histórico financeiro.

Geralmente, as menores taxas de juros são oferecidas para os maiores empréstimos, para os períodos de pagamento mais longos e para as pessoas com ótimo histórico financeiro. Entretanto, ainda é possível obter uma boa taxa de juros se você não se enquadrar nesses critérios. Essa é apenas a maneira de se obter a melhor taxa possível.

O processo de solicitação

Felizmente, é comum que a maioria dos credores ofereça solicitações completamente on-line. Na maioria dos casos, não há necessidade de ir fisicamente a lugar algum para ser aprovado e receber um empréstimo. Em alguns casos, você precisará enviar alguns documentos assinados, mas até mesmo isso geralmente ocorre de maneira digital hoje em dia.

Entretanto, as exigências para solicitar um empréstimo a cada credor variam consideravelmente. Alguns credores exigirão uma renda mínima e nenhum histórico financeiro ruim, enquanto outros não aceitarão autônomos ou pensionistas. Outros credores não terão nenhuma dessas exigências.³

Os documentos específicos exigidos também variam, mas você possivelmente precisará de algum documento de identidade, extratos bancários e/ou comprovantes de endereço e, ocasionalmente, de comprovantes de renda.

Tipos de empréstimos

É importante observar que existem maneiras fáceis de obter empréstimos com taxas de juros muito menores. Por exemplo, empréstimos garantidos são empréstimos com algum tipo de garantia, frequentemente uma casa ou um carro. Esses empréstimos tentem a ter taxas de juros muito menores do que empréstimos não garantidos, pois, se você não puder pagar o empréstimo, o credor poderá se apropriar da sua garantia.⁴

Muitas pessoas não ficarão confortáveis com a ideia de um empréstimo garantido, mas, se você ficar, isso certamente será algo a ser discutido com o seu credor. É uma maneira fácil de obter um empréstimo muito mais barato.

Se você estiver procurando especificamente por um empréstimo para comprar uma casa ou um carro, as taxas de juros desses empréstimos também tenderão a ser mais baratas. Isso ocorre porque eles tendem a ser empréstimos com prazo mais longo que frequentemente exigem entrada e, normalmente, o carro ou a casa que você comprará com o dinheiro do empréstimo também serão utilizados como garantia.⁵

Onde encontrar ótimos credores

A melhor maneira de encontrar um ótimo credor é procurar on-line. A internet não fornece apenas muito mais opções: a concorrência adicional também força os credores on-line a oferecerem as melhores condições que eles conseguem. Também é muito mais fácil comparar diferentes fornecedores on-line. Em muitos casos, pode fazer sentido fazer solicitações para múltiplos credores e aceitar aquela em você for aprovado com as melhores condições e com as menores taxas de juros.

Apenas se lembre de que fazer sua própria pesquisa é fundamental. Você vai querer garantir que o credor que você escolher no final das contas tenha boas avaliações e forneça taxas de juros atraentes e condições favoráveis. Uma das melhores maneiras de começar essa jornada é fazer uma pesquisa on-line simples. Isso lhe mostrará rapidamente alguns dos principais credores no seu país para que você possa começar o processo de encontrar o melhor credor para a sua situação.

Temas relacionados (anuncios):
Encontrar opções de empréstimos






[1] https://www.businessinsider.com/personal-finance/what-is-an-origination-fee-the-admin-fee-on-a-loan?r=US&IR=T
[2] https://www.admiral.com/loans/what-is-apr
[3] https://www.finder.com/uk/personal-loan-documents
[4] https://www.thebalance.com/secured-loans-2386169
[5] https://www.finder.com/uk/car-loans-vs-personal-loans