Conseguir um excelente crédito pessoal em Portugal

No mundo digital de hoje em dia, é mais fácil do que nunca arranjar um empréstimo. Já se foram os dias de entrar no banco mais próximo e negociar com um representante de vendas. Em vez disso, existem inúmeros bancos e outros credores online, todos a competir por clientes. Isto criou um ambiente no qual existem empréstimos realmente excelentes, com taxas de juros razoáveis, aplicações online fáceis, e entrega rápida de fundos.

Embora a internet tenha criado um grande número de credores de fácil acesso, nem todos são ideais. Ainda existem alguns financiadores com taxas ocultas altas, taxas de juros elevadas e processos de candidatura difíceis. Como distinguir o bom do mau? Aqui estão algumas coisas importantes a prestar atenção.

Cuidado com as taxas ocultas

Uma das coisas mais importantes a ter em atenção quando decide qual credor usar são as taxas ocultas. Por exemplo, muitos credores impõem uma taxa alta após a aprovação de um empréstimo. Essas taxas podem ter vários nomes, como “taxa de iniciação”, “taxa de processamento”, “taxa de aprovação”, “taxa de criação”, e muito mais. Em alguns casos, pode parecer que está a receber um empréstimo mais barato de um fornecedor, mas após a elevada taxa de iniciação, acaba por ser uma oferta pior.¹

Alguns credores também têm uma taxa mensal mais baixa de administração ou de serviço que vem com o empréstimo. Geralmente, é uma pequena taxa mensal que deve ser paga durante a duração do empréstimo. Embora essas taxas não sejam muito altas, aumentam seguramente o custo total.

Só porque um credor cobra taxas extras não significa que seja uma má companhia a empregar. É importante manter essas taxas em mente ao comparar os custos totais de diferentes fornecedores.

Taxas de juros

Outro enorme fator a considerar ao contrair um empréstimo é a taxa de juros, geralmente conhecida como “TAEG” ou Taxa Anual de Encargos Efetiva Global. É um número que representa a percentagem de juros que pagará no saldo do empréstimo a cada ano. Naturalmente, quanto mais pequena for a taxa de juros ou TAEG, melhor.²

Normalmente, nenhum banco ou credor oferece a mesma taxa de juros para todos. A taxa de juros fornecida pode depender do tamanho do empréstimo concedido, da duração do período de reembolso do empréstimo e do seu próprio histórico financeiro.

Geralmente, as taxas de juros mais baixas são oferecidas para os maiores empréstimos, os períodos de reembolso mais longos e para pessoas com um excelente historial financeiro. No entanto, ainda é possível obter uma taxa de juros decente se não se enquadra nestes critérios. Esta é apenas a maneira de obter a melhor taxa possível.

Felizmente, é comum que a maioria dos credores ofereça aplicações completamente online. Na maioria dos casos, não é necessário ir fisicamente a algum lugar para ser aprovado e receber um empréstimo. Às vezes, é necessário enviar alguns documentos assinados, mas hoje em dia mesmo isso geralmente acontece de forma digital.

No entanto, os requisitos para solicitar um empréstimo com cada credor variam significativamente. Alguns credores exigirão um salário mínimo e nenhum histórico financeiro mau, enquanto que outros não aceitarão trabalhadores independentes ou pessoas reformadas. Outros credores não terão nenhum desses requisitos.³

Os documentos específicos exigidos também variam, mas é provável que precise de algum tipo de documento de identidade, extratos bancários e/ou comprovativo de endereço e, ocasionalmente, prova de rendimentos.

Tipos de empréstimos

É importante observar que existem maneiras fáceis de obter empréstimos com taxas de juros muito mais baixas. Por exemplo, empréstimos garantidos são empréstimos sustentados por alguma forma de caução, geralmente uma casa ou um carro. Estes empréstimos tendem a ter taxas de juros muito mais baixas do que os empréstimos não garantidos, pois se não puder pagar o empréstimo, o credor poderá tomar posse da sua caução.⁴

Muitas pessoas não se sentirão à vontade com a ideia de um empréstimo garantido, mas se não for o seu caso, é definitivamente algo que vai querer procurar no seu credor. É uma maneira fácil de obter um empréstimo muito mais barato.

Se estiver especificamente à procura de um empréstimo para comprar uma casa ou um carro, as taxas de juros desses empréstimos também tendem a ser mais baratas. Isso ocorre porque tendem a ser empréstimos de longo prazo que geralmente exigem um depósito e, normalmente, o carro ou a casa que compra com o empréstimo também são usados ​​como garantia.⁵

Onde encontrar ótimos credores

A melhor maneira de encontrar um bom credor é ao procurar online. A internet não só oferece muito mais opções, mas a concorrência extra obriga os credores online a oferecer os melhores termos possíveis. Também é muito mais fácil comparar diferentes fornecedores online. Em muitos casos, pode fazer sentido solicitar vários credores e aceitar aquele que o aprova com os melhores termos e as taxas de juros menos elevadas.

Lembre-se, fazer a sua própria pesquisa é fundamental. Vai querer garantir que o credor que acabará por escolher tenha boas avaliações e forneça taxas de juros atraentes e condições favoráveis. Uma das melhores maneiras de começar este percurso é fazer uma simples pesquisa online. Isso mostrará rapidamente alguns dos principais financiadores do seu país, para que possa começar o processo de encontrar o melhor para a sua situação.

Tópicos relacionados (anúncios):
Encontrar opções de crédito






[1] https://www.businessinsider.com/personal-finance/what-is-an-origination-fee-the-admin-fee-on-a-loan?r=US&IR=T
[2] https://www.admiral.com/loans/what-is-apr
[3] https://www.finder.com/uk/personal-loan-documents
[4] https://www.thebalance.com/secured-loans-2386169
[5] https://www.finder.com/uk/car-loans-vs-personal-loans